RSS

Funarte Brasília recebe exposições de Rodrigo Sassi e Cecília Bona

04 dez

04-12-2013 – Fátima de Carvalho

Abertura é no dia 5 de dezembro, quinta-feira, às 19h. Visitação ao público começa dia 6 de dezembro e vai até 5 de janeiro, com entrada gratuita

601e51b7fadfd06cff4efd2abd6fe3093024d206                                   Cecília Bona – ‘Sem título (Cacos)’. Foto: Ricardo Theodoro

Duas exposições, contempladas no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, serão abertas no dia 5 de dezembro, às 19h, na Funarte Brasília. A mostra Desdobramentos Infiltrórios, em cartaz até 5 de janeiro de 2014 na Galeria Fayga Ostrower, reúne esculturas e pinturas de Rodrigo Sassi. A entrada é gratuita. No mesmo período, o público poderá conferir o trabalho da artista Cecília Bona. A intervenção Sem título (Cacos) investiga a luz e a percepção desse fenômeno nas artes visuais. A obra promove um diálogo direto com a arquitetura e o desenho modernista da Marquise do Complexo Cultural da Funarte.

Em Desdobramentos Infiltrórios, o artista paulista Rodrigo Sassi retrata a poética urbana, em concreto armado. No trabalho, o que se espera rígido apresenta-se maleável; o pesado surpreende pela leveza; e o reto torna-se anguloso, como as ruas, os rios, as ladeiras e as avenidas das grandes metrópoles. “A exposição é reflexo de uma plataforma que veio da rua”, explica Sassi, formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Antes de migrar para as galerias, sua arte tinha como suporte a própria cidade, por meio de intervenções nas ruas. Seu amadurecimento artístico veio do trabalho com coletivos de artistas e também com projetos sociais, onde experimentou diversas mídias, técnicas e conteúdos. Integrou o grupo de pesquisa Arte & Meios Tecnológicos, do Mestrado de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. Em 2008, essa convivência se transferiu para Londres, só retornando ao Brasil em 2010, sob forte influência da experiência vivida na Inglaterra.

O projeto Sem título (Cacos) propõe uma intervenção em escala arquitetônica na Marquise da Funarte Brasília. A instalação site-specific possui formas pontiagudas, como cacos de vidro colorido gigantes, que invadem o teto e o vão da Marquise, como se a tivessem perfurado numa chuva insólita desses objetos. A obra poderá ser vista tanto durante o dia quanto à noite. De dia, a luz do sol – ao incidir sobre os fragmentos transparentes de acrílico – projeta suas sombras coloridas no chão, em contraste com a sombra completamente opaca projetada pela marquise de concreto. À noite, uma iluminação especial projeta um novo desenho de sombras e proporciona uma experiência que difere da vivenciada durante o dia.

Mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, onde também se formou em Desenho Industrial, Cecília Bona afirma que enveredou pelas artes visuais para ampliar o campo de exploração de seu trabalho. “Na instalação Cacos, tenho a necessidade de colocar em prática o que estudo, dentro de possibilidades de escala com as quais ainda não havia trabalhado, com a luz do sol aliada ao desenho da Marquise e ao uso de um material que respondesse a essa iluminação”. É um trabalho de percepção, em que o visitante poderá vivenciar uma experiência estética de impacto com a luz. “A obra possui uma quebra com as linhas retas da Marquise. A diagonal se contrapõe ao cartesiano e ao modernismo de Brasília. Cacos que têm um acesso formal e uma ligação perceptiva, onde o espectador, ao circular através da obra, percebe como a luz altera o espaço e a si mesmo”, convida a artista.

Mostra Desdobramentos Infiltrórios – Rodrigo Sassi

Desdobramentos Infiltrórios, de Rodrigo Sassi

Abertura: 5 de dezembro (quinta-feira), às 19 h

Visitação: de 6 de dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014

Horário: das 9h às 21h (de segunda-feira a domingo)
Local: Galeria Fayga Ostrower do Complexo Cultural Funarte Brasília


Sem título (Cacos), de Cecília Bona

Abertura: 5 de dezembro (quinta-feira), às 19 h

Visitação: de 6 de dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014

Horário: das 9h às 21h (de segunda-feira a domingo)
Local: Marquise do Complexo Cultural Funarte Brasília

Endereço: Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções – Brasília – DF)
Informações: (61) 3322-2076 e 3322-2029

Entrada franca

Estes projetos foram contemplados com o
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise

 

Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 04/12/2013 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: