RSS

“BASEADO NA RUA DE TRÁS” reestreia na Sede das Cia de 08/1 a 30/1 · Rio de Janeiro, RJ

17 jan

17-01-2014 – Fátima de Carvalho

 

1388703971_baseado

Com influência de Kafka e o teatro do absurdo, peça é a primeira montagem da Outra Cia. de Teatro dirigida por Gustavo Damasceno
Após duas temporadas na Zona Sul carioca, o espetáculo BASEADO NA RUA DE TRÁS, chega à Sede das Companhias, na Lapa, a partir do dia 8 de janeiro, 20h.
A montagem dirigida por Gustavo Damasceno participou do festival carioca NOVA CENA CARIOCA, na sede das CIAS e traz no elenco Carolina Ferman, Mateus Tiburi, Nara Parolini e Thiago Ristow — da extinta Cia. Laranja Eletrônica que, há dois anos, esteve em cartaz dirigida por Ivan Sugahara.

O espetáculo conta a história de H, que vai para uma cidade onde coisas mudam a todo instante, seres misteriosos tentam manipular o novo cidadão que se apresenta naquele lugar. O protagonista, tenta se adaptar numa sociedade opressora, onde todos os outros personagens vivem em um clima cinematográfico estranho.

Com influências de Kafka, Brecht, Nelson Rodrigues, Stuart Hall, e do teatro do absurdo, a tragicomédia contemporânea apresenta imposições sociais, muitas vezes despercebidas, as crises de identidade, discute a célebre questão do “ser ou não ser”, os jogos de submissão e aceitação, a dúvida de permanecer ou de partir, o desejo por sexo e por um cigarro a mais.
Segundo o autor, a montagem fala sobre escolhas. “Escolher a permanência pela ignorância, o porquê de continuarmos naquele lugar ou naquela situação, que na maioria das vezes é opressora e impositiva, sem sabermos se existe outro lado pra seguir”, explica Mateus.
Juntos, os quatro atores buscaram um texto que discutisse o momento que estavam passando, contudo, não encontraram um material que fosse fiel ao sentimento do grupo. Mateus então decidiu se lançar na missão de dar forma ao projeto e escreveu o texto em três semanas. “O processo de criação foi longo e tomou uma nova forma, a partir de cada pessoa que entrava no projeto”, explica. “A direção do Gustavo se encaixou perfeitamente em nossa forma de pensar o teatro e juntos, com coragem e amor, construímos esse fragmento de vida que é baseado na rua de trás”, conclui o autor e ator da montagem.
SOBRE A COMPANHIA

Criada em 2010, a OUTRA CIA. DE TEATRO é formada por jovens atores que se conheceram na CAL – Casa de Artes de Laranjeiras e realizaram duas montagens que tiveram destaque na cena teatral carioca. Dois anos após as temporadas, assinadas pela Cia. Laranja Eletrônica, apenas quatro integrantes deram continuidade à carreira teatral e, buscando iniciar um novo projeto, criaram a nova companhia. A primeira peça desta nova etapa conta com um texto próprio e marca a busca de um grupo jovem por uma maneira de produzir, criar e pensar o teatro.

SOBRE A DIREÇÃO

Formado na CAL – Casa de Artes de Laranjeiras, Gustavo Damasceno trabalhou em diversos espetáculos na Cia. Teatral Ovelhas Negras como ator, dire¬tor e autor. Em 2003, começou a trabalhar com a Cia. Amok Teatro, participando como ator do espetáculo MacBeth, de William Shakespeare (2004 – 2008) e do espetáculo “Savi¬na”, de Mateo Maximov (2006 – 2008) ambos com estreia no Centro Cultural Banco do Brasil e turnê pelo Brasil através do SESC – Palco Giratório. Dirigiu o espetáculo “Curtas”, de sua co-autoria com Samantha Schmütz e André Frazzi, com apresentações bem sucedidas em cidades brasileiras. Em fevereiro de 2010, estreou em São Paulo, como ator, no espetáculo “Festa de Família” de David Eldridge, sob a Direção de Bruce Gomlevsky – indicado ao Pre¬mio Shell de melhor direção deste ano. Em dezembro de 2009 estreou com a Cutelaria de Teatro, como diretor e dramatur¬go, o espetáculo “Sr. Fox”, no circuito SESI-RJ.

FICHA TÉCNICA
Texto: Mateus Tiburi.
Direção: Gustavo Damasceno
Elenco: Carolina Ferman, Mateus Tiburi, Nara Parolini e Thiago Ristow
Cenário: Claudiney Barino

onde fica: Sede das Cias –
quando ir: 08/1/2014 a 30/1/2014, às 20:00h
quanto custa: R$ 20,00

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17/01/2014 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: