RSS

Cia Dos à Deux faz sessões extras no CCBB-Rio de 22/1 a 23/2 · Rio de Janeiro, RJ

23 jan

23-01-2014 – Fátima de Carvalho

 

fragmentos-do-desejo-blog

 

Sucesso de crítica e público, o espetáculo “Irmãos de Sangue”, da Cia Dos à Deux, vai realizar sessões extras aos domingos a partir do próximo dia 26 de janeiro. A peça está em temporada no Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. As sessões serão, portanto, dias 26 de janeiro, 02, 09, 16 e 23 de Fevereiro às 16 horas. Depois, às 19h, acontece a sessão normal do espetáculo.

Em 15 anos de trabalho, a Cia Dos à Deux alicerça no teatro gestual a arquitetura dos nove espetáculos de seu premiado repertório. Assinando uma dramaturgia em que a palavra é substituída pelo corpo em movimento, ao longo deste tempo André Curti, Artur Ribeiro e grande elenco levaram suas montagens para toda a Europa, África Central, Ásia, Polínésia Francesa (Taiti), América do Sul, em mais de 1500 apresentações por 50 países.

A globalização vem fortalecer cada vez mais a presença da Cia Dos à Deux no Brasil, como vem comprovar “Irmãos de Sangue”, que fez sua estreia nacional dia 9 de janeiro no CCBB. A temporada vai até 23 de fevereiro.

“Irmãos de Sangue” – com dramaturgia, direção, coreografia e cenário de André Curti e Artur Ribeiro – é realizada no âmbito dos 15 anos de trabalho do grupo e foi saudada com entusiasmo no Festival de Avignon 2013, entre outros, por S. Blanchard, do Le Monde: “Teatro gestual, inventivo e poético que alcança um grande sucesso”. A última experiência de André e Artur aqui no Brasil foi dirigir o ator Luís Melo no solo Ausência, resultado de um processo de seis meses de trabalho inteiramente concebido e ensaiado no espaço da companhia no Rio. “Estamos instalados na cidade e fortalecendo nossa presença cada vez mais na cena brasileira”, pontua Artur Ribeiro.

Em “Irmãos de Sangue”, André e Artur unem-se aos atores Cécile Givernet e Matías Chebel para contar a história de uma mãe e seus três filhos. A narrativa ampara-se numa atmosfera onírica, fazendo os personagens atravessarem o tempo em passagens de várias épocas. Em cena, laços fraternos e memória são expostos através de uma apresentação de gestos que prima pela excelência, ora em mímicas, ora em técnicas circenses, e até na utilização de bonecos e marionetes ao redor de uma imensa gangorra. Conjugando a luz assinada por Bertrand Perez e Artur Ribeiro à direção musical de Fernando Mota, a montagem captura o espectador do início ao fim, ao longo de 1h25 de encenação.

“Irmãos de Sangue” retoma o tema da família presente nos dois espetáculos precedentes, “Saudade em Terras d’Àgua”, prêmio do público no festival de Avignon de 2005, e “Fragmentos do Desejo”, prêmio Shell 2010 na categoria especial.

“O universo de ‘Irmãos de Sangue’ é construído em torno da memória, a partir de objetos que solicitam essa memória, como experiência comum. Todas as memórias e lembranças dessa família fazem emergir os conflitos enterrados. A história é feita de idas e vindas, de alternâncias entre o passado e o presente. A música original, de Fernando Mota, como nas criações anteriores vem alimentar e se fundir na dramaturgia gestual, sublinhando o não-dito e o amor fraternal incondicional”, conta André Curti.

 

onde fica: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)- Rua Primeiro de Março, 66. Centro – RJ.
Próximo à Estação Uruguaiana do Metrô.
Tel. 21 3808.2020
quando ir: 22/1/2014 a 23/2/2014, às 19:00h
quanto custa: R$ 10
website: www.bb.com.br/cultura
contato: monicariani@gmail.com

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 23/01/2014 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: