RSS

Festival “INVASÃO BAIANA” de 01/2 a 16/2 · Brasília, DF

23 jan

23-01-2014 – Fátima de Carvalho

 

1389714539_marciacastro6daryan_dornelles_overmundo                             Márcia Castro faz shows dia 15 de fevereiro

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília inicia sua série de projetos musicais de 2014 com o Festival

INVASÃO BAIANA

Três finais de semana, de 1º a 16 de fevereiro, que trarão, para o Teatro I e a Área Externa do Centro Cultural, 11 shows de oito representantes da melhor safra da música contemporânea produzida na Bahia, temperando um tabuleiro de ritmos que vão do Rock aos Afro-brasileiros, passando pelo Pop e a MPB.

Seguindo os passos do Invasão Paraense, festival que em 2012 trouxe a cena musical do Pará, também ao CCBB Brasília, o Invasão Baiana vai apresentar ao brasiliense uma amostra da musica atual e multifacetada do Estado, uma das mais férteis do Brasil. “Historicamente, a Bahia sempre foi um dos Estados mais ricos do país musicalmente. Com esta invasão queremos mostrar desde as raízes percussivas, passando pela Tropicália até o Samba Baiano”, diz Pedro Seiler, curador de importantes festivais musicais no Brasil. “Rock, pop, MPB, dub, hip-hop, ritmos afro-brasileiros… Tem de tudo um pouco no Festival Invasão Baiana”, garante Chico Dub, produtor cultural e também curador de festivais brasileiros, que, ao lado de Seiler, assina a curadoria do Festival.

Há menos de dez anos, uma nova chama criativa vem surgindo no campo musical baiano, com uma geração de bandas e artistas que brota ininterruptamente. Alguns destes nomes já ganharam reconhecido destaque, chamando atenção da mídia especializada como o cantor e multi-instrumentista Lucas Santtana, que encerra o festival ao lado da Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz e da Baiana System, no dia 16 a partir das 17h, e Marcia Castro, com seu repertório ousado e inusitado que vai de clássicos a raridades da MPB, que apresenta em dois shows no dia 15.

Os novíssimos baianos que desembarcam em Brasília mostram um abrangente tabuleiro musical, com influências nacionais e do mundo, trazendo na bagagem, também, uma mescla de ritmos essencialmente regionais. “É uma safra que bebe em diferentes fontes, misturando raízes baianas clássicas e mais contemporâneas”, comenta Seiler.

Por ter a proposta de apresentar uma amostragem contemporânea, o Festival traz grupos que resgatam a guitarrinha baiana, eternizada pelas figuras de Dodô e Osmar, seja em forma de homenagem ou turbinando e trazendo para o presente, como a Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz e a Baiana System, que fecham o projeto num show ao ar livre na área externa do CCBB dia 16. E traz ainda o duo Dois em Um, que se apresenta no dia 9, com um som calmo e tranquilo que passa pela bossa nova e o pós-rock.

“O Cascadura, que faz shows no dia 8, se influencia pelos sons do candomblé, principalmente no disco Aleluia, que, inclusive, tem participação da Rumpilezz. O rock da Bahia, que tem como principais precursores Raul Seixas e Camisa de Vênus, vai estar bem representado nas guitarras da Maglore, no dia 2, e Vivendo do Ócio, que abre o Festival com dois shows no dia 1º de fevereiro”, diz Chico Dub.

O CCBB, em sua busca por fomentar a cena cultural da Capital Federal, apresenta ao público brasiliense projetos que trazem em sua programação panoramas e cenários musicais de outros estados e também de outros países. Alinhado a essa proposta, a exemplo dos projetos acima mencionados, realiza na segunda-feira de carnaval, 3 de março, o Festival CCBB de Carnaval – Original PE e Olinda, com a Orquestra de Frevo Henrique Dias, passistas, boneco gigante de Olinda, as bandas Eddie e Mombojó, e o músico Siba, como seu novo projeto Azougue.

onde fica: Teatro I e Área externa do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.
quando ir: 01/2/2014 a 16/2/2014
quanto custa: R$ 10,00 para os shows no Teatro e de graça para os na área externa
website: bb.com.br/cultura
contato: facebook.com/ccbb.brasilia

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 23/01/2014 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: