RSS

O reino imagético de Gilvan Samico até 11/5 · Brasília, DF

24 fev

24-02-2014 – Fátima de Carvalho

 

1392404427_untitled1

 

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de março a maio, a exposição:

Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico

Exposição inédita do pernambucano Gilvan Samico (1928 – 2013), um dos maiores nomes da gravura nacional que se valia da cultura nordestina, revela a magia de mundos míticos e poéticos narrados em 28 xilogravuras que estarão expostas na CAIXA Cultural Brasília, de 18 de março a 11 de maio de 2014.

Samico ficou conhecido por suas xilogravuras, elaboradas e criadas meticulosamente com, muitas vezes, mais de 100 esboços até a impressão final, chegando a fazer até três Provas do Artista. A simplicidade e rigor, dedicação e ausência de pressa que construiu seu reino imagético o levou, a certa altura da carreira, a produzir apenas uma gravura por ano e, nesse processo, fazia esboços e estudos a lápis grafiti, matrizes únicas para experimentar a criação.

A paixão e o interesse pela estética da cultura regional nordestina levou Samico, nos anos 1970, a trocar o expressionismo pela visualidade tropical ligada ao cordel. Então, figuras do cotidiano, narrativas locais, lendas, animais fantásticos, símbolos religiosos e personagens bíblicos passaram a se fundir em sua obra para criar alegorias cujos motes são a fantasia e o romanceiro popular nordestino. “Eu vivia numa época de espaços abertos, habitados por bichos, muitas árvores… Convivia com esses espaços e com cabras, bois, cavalos, passarinhos, cobras, sapos… Tudo isso passou a ser minha referência”, comentou Samico em conversa com a curadora da exposição, Renata Pimentel.

Samico foi pintor, desenhista, professor e gravador, seu traço preciso, misturando luzes e texturas, foi revelado logo no começo da carreira – em 1957, 1958 e 1960 quando premiado no XVI Salão de Pintura do Museu do Estado de Pernambuco. Para aprimorar sua arte, deixou o Recife e estudou xilogravura com Lívio Abramo, na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e gravura com Oswaldo Goeldi, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. O reconhecimento de seu trabalho alcançou o Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, que tem obras em seu acervo, e participou duas vezes da Bienal de Veneza.

Era um grande leitor e, como tal, vivia preenchido de um mundo interior mágico e fértil. Suas referências não são óbvias, não é apenas pela superfície que se lê sua obra: “O outro lado do rio”, por exemplo, seria jeito de o nosso Samico contar sua versão d’“A Terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa, o mineiro tão sertanejo e regional quanto absolutamente universal e que, declaradamente, não acreditava em acasos?”, exemplifica Renata.

“No último lindo encontro que tive com Samico, pouco antes de ele ser internado pela última vez, perguntei se ele ficava satisfeito com esta exposição vir a acontecer, se ele confiava que eu a idealizasse… Disse-lhe que se ele não quisesse, eu não faria… Magro, debilitado, ele me deu bênção; também me falou de o quanto era ainda cheio por dentro, o quanto ainda havia tanta coisa dentro dele. Mesmo após a sua viagem (em sua “Ascensão” de poeta, louco e artista para o “reino do vai-não-volta”?), em 25 de novembro de 2013, Samico segue em mim e em todos que conhecem sua obra, porque por ela e nela se encantam e se deixam povoar. Samico é muito maior que qualquer suporte em que tenha criado; imortalizou a si mesmo nas narrativas que deixou em seu poético reino de linhas, trançados e cores”, relembra, emocionada, Renata Pimentel.

onde fica: CAIXA Cultural Brasília
Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h
Classificação livre para todos os públicos
quando ir: 18/3/2014 a 11/5/2014
quanto custa: Entrada franca
website: www.caixa.gov.br/caixacultural
contato: caixacultura.df@caixa.gov.br

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/02/2014 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: