RSS

Projeto Mov’oLA, na Funarte São Paulo

11 abr

11-04-2014 – Fátima de Carvalho

 

3182b2c8279e87b793aa0d069e8e2e9eb8068832‘O (re)trato’, em curta temporada na Sala Renée Gumiel. Foto: Paula Sousa e André Liberato.

 

Mov’oLA, projeto de criação multimídia em dança contemporânea dirigido pelo bailarino e coreógrafo Alex Soares, chega nesta sexta-feira, 4 de abril de 2014, ao palco da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP. A temporada terá curtíssima duração – apenas dois fins de semana. Em contrapartida, os espetáculos reservam ao público atração em dobro: o núcleo artístico interpretará, em sequência, duas de suas obras recentes:O (re)trato, com André Liberato e Paula Sousa, e Oroboro, a mais nova criação de Alex Soares, que estreou em 2013 através do 13º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança.

Palavra de origem grega, cujo símbolo é representado por uma serpente que morde a própria cauda, Oroboro revela uma imagem sem começo ou fim. “É um palíndromo, ou seja, uma palavra que pode ser lida de trás para a frente sem perder sua pronúncia, e transmite a ideia de algo cíclico”, diz o coreógrafo.

Sob este prisma, a obra trata de infância e velhice, “dois lugares distantes e, ao mesmo tempo, próximos”, avalia Alex Soares. “Oroboro toca em questões da existência, como a presença e a ausência, que muitas vezes fogem ao nosso controle”, conclui.

Já O (re)trato é o primeiro trabalho do programaPróCriação Mov’oLA, que estimula os intérpretes da dança a desenvolver suas próprias obras.  Com formações e origens distintas, os bailarinos André Liberato e Paula Sousa, companheiros na vontade de coreografar e de pesquisar novas formas de movimentação, buscaram diferentes estímulos, desde exercícios de improvisação, de segmentação corporal, jogos lúdicos e da técnica Fighting Monkey, desenvolvida pelos bailarinos Jozef Frucek (SK) e Linda Kapetanea (GR), para trazer ao público sua primeira criação.

Sobre o Projeto Mov’oLA – Criado em 2008, sob a direção artística de Alex Soares, e inspirado no conceito das moviolas antigas (máquinas que transformavam as fotografias em movimento total e permitiam a edição de filmes sonoros), o projeto tem como meta integrar a dança com outros formatos digitais e redes sociais, através da internet, da videodança e das artes visuais. Com o apoio de um núcleo de artistas, associados ou colaboradores, funciona como uma incubadora de projetos e, para fortalecer e agregar novas plateias ao cenário da dança contemporânea, pesquisa permanentemente o surgimento de propostas inéditas.

Projeto Mov’oLA
De 4 a 13 de abril | Sextas e sábados 20h; domingos, 19h

Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo e só recebe dinheiro – um ingresso por pessoa

Espetáculo: O (re)trato
Coreografia e bailarinos: André Liberato e Paula Sousa | Trilha sonora: Silver Mt.Zion, Arctic Monkeys, Vassilis Mantzouki, Einstürzende Neubauten, A Filetta
Duração: 25 min | Recomendação etária: livre (espetáculo é direcionado a jovens e adultos)

Espetáculo: Oroboro
Coreografia e direção: Alex Soares | Assistente de direção:Samuel Kavalerski | Preparadora de elenco: Paula Zonzini | Elenco: Paula Sousa, Natacha Takahashi, Caroline Zitto, Ícaro Freire, Luiz Oliveira, André Liberato, Antonio Marques | Trilha sonora: Célio Barros|Violoncelo: Patrícia Ribeiro | Figurino e fotografia: Cassiano Grandi | Cenário: Múltiplo | Desenho de Luz:Rossana Boccia e Alex Soares |Operação de som:Natalia Yuke
Duração: 40min | Recomendação etária: livre (espetáculo é direcionado a jovens e adultos)
Realização: 13o Edital de Fomento à Dança – Prefeitura de São Paulo | ProAc Circulação 2014 – Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura

Informações ao público: comunicacao.sp@funarte.gov.br (11) 3662-5177
Dias: De 11 de abril a 12 de abril de 2014
Horário: 20:00 às 21:05
Local: Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP 
Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 11/04/2014 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: