RSS

III Encontro dos Campeões do Repente em Brasília de 25/4 a 27/4 · Brasília, DF

13 abr

13-04-2014 – Fátima de Carvalho

 

1397237001_95021339                                                                                          Casa do Cantador do Brasil

A ACRESPO – Associação dos Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno
apresenta, na Casa do Cantador do Brasil, em Ceilândia, nos dias 25, 26 e 27/04, o:

III Encontro dos Campeões do Repente em Brasília 

Festival competitivo que reúne 10 repentistas do DF e Entorno e outros 10 consagrados cantadores de Repente do Nordeste brasileiro em duplas que
se desafiam em improvisos, seguindo temas e avaliados por quatro jurados.



Três noites dedicadas ao Repente com o propósito de manter viva a arte de cantadores que, com a viola em punho, brincam num jogo de palavras com espontaneidade e rapidez de raciocínio, entoando frases rimadas para expressar sentimentos e costumes. Cultura centenária que fincou raízes firmes no DF, em especial na Ceilândia, cidade mais nordestina do país fora do Nordeste, e que será palco deste encontro entre experimentados Repentistas e iniciantes que se encantaram pela arte e cantam para que esta se mantenha pulsante e criativa.

O III Encontro dos Campeões do Repente em Brasília foi a fórmula descoberta por Chico de Assis, coordenador geral do projeto, João Santana, repentista e cantador do DF, e Donzílio Luiz, Poeta, escritor e presidente da Acrespo, para promover e contribuir com a integração dos jovens no processo de reconhecimento desta manifestação cultural, “este projeto nasce da importância de que esta cultura seja difundida para a nova geração, descobrindo novos talentos e fortalecendo a classe, que hoje congrega centenas de cantadores em todo país”, conta Chico.

Os desafios entre os repentistas acontecem em duplas, na primeira noite do Encontro, dos 10 selecionados de Brasília, entre os 26 inscritos, seis passaram para as duas noites seguintes, quando concorrerão com repentistas campeões e consagrados que são: Jairo Silva e Jeferson Silva, João Lourenço e João Paraibano, Edmilson e Lisboa, Irmãos Pereira, Rogério Menezes e Ismael Pereira. “Cada apresentação de dupla de repentistas vai proporcionar ao público momentos de descontração e que também vai mexer com os sentimentos da plateia, abordando temas interessantes e diversificados,” promete Chico.

Para uma correta pontuação das duplas de repentistas, serão considerados os fatores rima, métrica, oração poética, presença de palco e língua portuguesa, avaliados por uma comissão julgadora formada de quatro pessoas que conhecem a fundo os gêneros poéticos dessa arte, bem como outras manifestações culturais, e dominam língua portuguesa.

Reinauguração da Casa do Cantador do Brasil

O III Encontro dos Campeões do Repente em Brasília será o evento oficial de comemoração às melhorias do Espaço conquistadas com a primeira grande reforma da Casa, depois de sete meses de obras, na noite de sua estreia dia 25 de abril de 2014.

Inaugurada em 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador, também conhecida como Palácio da Poesia, é mais uma obra arquitetônica do gênio inovador da arquitetura, Oscar Niemeyer, a única no DF erguida fora de Brasília. Foi construída para ser a sede do cantador repentista, do poeta cordelista e do embolador em homenagem à comunidade nordestina que mora no DF.

Em setembro de 2013, quase 27 anos da sua inauguração, foi iniciada uma grande obra de recuperação da Casa do Cantador, como parte do programa de valorização do patrimônio cultural da Secretaria de Cultura do GDF. Com a reforma do piso, das redes elétrica e hidráulica e, sobre tudo, da adequação com as normas de acessibilidade como elevador, rampas, estacionamento etc.

onde fica: Casa do Cantador do Brasil
Entrada: Franca
Livre para todos os públicos
quando ir: 25/4/2014 a 27/4/2014, às 20:00h
quanto custa: Entrada franca
website: www.campeoesdorepente.com.br
contato: contato@campeoesdorepente.com.br 

 

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 13/04/2014 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: