RSS

Arte em Foco 2014: ‘Arte e Periferia’

19 jul

19-07-2014 – Fátima de Carvalho

 

ClebinqUIRINOfotografia                                                                               Autorretrato Clebin Quirino

 

Arte em Foco – ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela representação da Funarte em MG -, chega à sua sexta edição.

A edição 2014 vai contar com representativos pesquisadores para conduzirem os cursos, e também com a participação de jovens e reconhecidos artistas, que irão realizar intervenções artísticas relacionadas ao tema de cada mês.

Aberto a todos interessados, o projeto Arte em Foco continua tendo como objetivo: a formação continuada do público em geral, estudantes e professores; a promoção do encontro entre as instâncias de Arte e Educação; e a contribuição para a diversificação da programação da Funarte MG, que se consolida como relevante espaço das artes na cidade de Belo Horizonte.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a cada mês, pelo email arteemfoco.funarte@gmail.com. As vagas são limitadas e os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% serão certificados.

Arte e Periferia

De 28 a 30 de julho, a professora Rose Satiko Gitirana Hikiji, da Universidade de São Paulo (USP), ministra o curso Arte e Periferia – uma abordagem antropológica. O encontro apresenta por meio de aulas expositivas, exibição e discussão de filmes e de sites, alguns exemplos da produção artística contemporânea na periferia de São Paulo. Serão discutidos projetos de exibição e produção audiovisual realizados por coletivos periféricos e em oficinas promovidas por ONGs e/ou Poder Público; iniciativas artísticas independentes de moradores de bairros populares; a relação entre arte e cidade; e questões metodológicas referentes a mapeamentos de iniciativas artísticas em comunidades e ao uso do audiovisual como ferramenta e resultado de pesquisas.

Rose Satiko Gitirana Hikiji é professora do departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. É autora dos livros Imagem-Violência – Etnografia de um Cinema Provocador (Terceiro Nome, 2013) e A música e o Risco(Edusp/Fapesp, 2006), co-autora de Lá do Leste(Humanitas, 2013), e e co-organizadora de Antropologia e Performance (Terceiro Nome, 2013), Escrituras da Imagem(Edusp, 2004) e Imagem-Conhecimento (Papirus, 2009).  Realizou diversos filmes etnográficos, entre eles A Arte e a Rua (2011), Lá do Leste (2010), Cinema de Quebrada(2008) ePulso, um Vídeo com Alessandra (2006); além dos web-documentários Lá do Leste (ladoleste.org),Bixiga em Artes e Ofícios (www.yayabixiga.com.br). É coordenadora do PAM – Pesquisas em Antropologia Musical, vice-coordenadora do GRAVI – Grupo de Antropologia Visual da USP e membro do Napedra – Núcleo de Antropologia, Performance e Drama. É vice-diretora do Centro de Preservação Cultural da USP (CPC).

Para ilustrar esse segundo ciclo de debates, o rapper, educador e artista plástico Clebin Quirinoapresenta o trabalho batizado por “Caçamba”. Trata-se de uma metáfora sobre as várias possibilidades de se produzir e ser deslocado pela arte, variando entre o palpável e o duvidoso. A proposta da intervenção é criar um espaço onde caiba projeção, quadros, fotografias, desenhos e intervenção musical, utilizando o objeto caçamba como inspiração.

Clebin Quirino possui forte atuação na cultura Hip Hop, tendo participado de grupos como o Rep em Fatos e coletivos como o Hip Hop Chama (coletivo que lutava por políticas públicas para o Hip Hop). Foi militante de radio comunitária, atuando em diversas emissoras entre 1997 e 2006. Fundou a Associação de Radiod’fusão de Comunicação Comunitária (Fusão Real). É licenciado em Educação Artística e bacharel em Artes Plásticas, ambos pela Escola Guignard (UEMG). Fundou o selo-estúdio Produto Novo, a fim de viabilizar o acesso às gravações fonográficas. Além de ser um dos vocalistas da banda Coletivo Dinamite, atualmente é um dos coordenadores do projeto Rede Jovem de Cidadania, da Associação Imagem Comunitária.

Informações: (31) 3213.7112

Inscrições Gratuitas
Nome completo, breve currículo, telefone para contato
arteemfoco.funarte@gmail.com
Vagas Limitadas

Dias:De 28 de julho a 30 de julho de 2014Horário:19:00 às 22:00Local:Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro – BH/MG.
Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 19/07/2014 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: